terça-feira, 10 de novembro de 2015

O Projeto MAP – Music and Poetry, idealizado por mim e outros colegas da área, propõe trabalhar música e poesia visando estimular os alunos a apreciar textos poéticos e melodias, motivando-os a falar e produzir textos nos dois idiomas: na Língua Materna (Português) e na Língua Estrangeira (Inglês). É um projeto interdisciplinar integrando as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a de Ciências Humanas.

MINIPROJETO INTERDISCIPLINAR:
MaP: Music and Poetry’s Project

Público-Alvo:
O miniprojeto é destinado a alunos da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Estaduais da Bahia. A faixa etária compreendida entre 14 e 15 anos foi selecionada por apresentar lideranças e habilidades capazes de compreenderem as diversas etapas que o miniprojeto exige.
Como o nosso miniprojeto se propõe a trabalhar Música, Poesia e Dança, acreditamos que os alunos desta série e faixa etária abraçarão com entusiasmo nossa proposta. Já que eles são amantes de diversos estilos musicais e criativos na apresentação performática de danças. Aproveitando o ensejo, achamos apropriado introduzirmos a Poesia, pois cremos que ela sirva de mola propulsora, pois é a partir dela que melodias são criadas e musicadas.

Cronograma de Execução:
O Projeto MaP – Music and Poetry acontecerá durante a segunda unidade pois antecederá a execução de alguns Projetos Estruturantes, realizados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia,  a saber o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) e o TAL (Tempos de Artes Literária).
O processo de desenvolvimento das atividades a serem elaboradas será proposto em três etapas.
Na primeira etapa os professores de Língua Portuguesa, História e Geografia introduzirão e estimularão a leitura de poesias e letras de músicas, previamente escolhidas, para que os alunos interpretem e conheçam os autores e o contexto histórico em que foram criadas. Será proposto também, a interpretação de músicas e suas respectivas versões apresentadas pelo professor de Inglês. Também haverá estímulo à dança pelos professores de Educação Física e Artes.
Na segunda etapa, serão formados os grupos para que seja trabalhada a pesquisa e elaboração de composições próprias de músicas e poesias nos dois idiomas, Português e Inglês. Os professores ajudarão os alunos na reescrita das poesias e letras de músicas a fim de melhorá-las. Haverá a necessidade de ensaios e treinamentos dos grupos, seja na pronúncia do inglês ou na dança e coreografia dos grupos.
As duas etapas serão realizadas em três semanas contando com a colaboração das disciplinas inseridas no projeto.
A última etapa corresponde com a culminância do projeto, em que serão apresentadas as produções finais dos grupos participantes.  
A conclusão do projeto se efetuará no final da segunda unidade.

Justificativa:
Este projeto cultural visa proporcionar ao aluno sua própria composição de música e de poesia. Conduzir o educando na livre expressão da linguagem à construção da arte. Nossos alunos convivem com a musicalidade, que em muitas vezes, é acompanhada da poesia. Letras, sons e ritmos que movimentam a Bahia em todo seu território. O swing baiano é influenciado por culturas de outros países como a dos Estados Unidos com o rap, funk, jazz, rock e a de continentes, como a África, presente em nossas raízes através do samba, pagode, axé.
A motivação é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Trabalhar questões que fazem parte do cotidiano da vida do aluno, a exemplo da música, proporciona a interação com o conhecimento. Precisamos conhecer e respeitar as diferentes culturas que a escola abriga, além de injetar uma boa dose de compreensão para torná-la um lugar mais humano e alegre, onde a satisfação cultural seja uma constante. (Porto, 2009).

Fundamentação:
            Nosso projeto se fundamenta num contexto de aprendizagem significativa que ocorre no próprio processo de trabalho dos alunos, no momento das discussões coletivas, da realização de tarefas em grupos em que o professor pode perceber se os alunos estão ou não se aproximando dos conceitos e habilidades que considera importantes.

Partindo para a parte prática, a escola não pode assistir ao pouco rendimento dos alunos, ao desinteresse ao aprender, à falta de motivação e não se preocupar em mudar essa realidade que se mostra por trás de outras inúmeras realidades.

As relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processos de aprendizagem. Na sala de aula, o conhecimento não deve ser transmitido apenas pelo professor. Ensinar e aprender com significado, implica em interação, disputa, caminhos diversos e busca constante de todos os envolvidos na ação de educar.

Métodos:
1ª Semana: (12h/aulas)
1º Momento: Simultaneamente nas aulas de Língua Portuguesa (4h/aulas); História (3h/aulas) e Geografia (3h/aulas).
Sensibilização: Exibição do vídeo com o poema “Desejo” de Victor Hugo e exibição do vídeo da música “Amor Pra Recomeçar” da autoria de Roberto Frejat.
1. Paralelo entre o poema de Victor Hugo e a música de Frejat, contextualizando a época vivida por cada artista.
2. Leitura e interpretação de cada texto para a percepção da intertextualidade presente na música “Amor para Recomeçar”.
3. Apresentação de uma caixa contendo várias poesias e composições musicais de escritores e compositores renomados que tratam de temáticas livres.
4. Cada um dos alunos será convidado a pegar um texto da caixa e lê-lo para os colegas.
5. Depois de todos os textos lidos, abre-se um momento para discutir sobre alguns autores e compositores e o contexto histórico em questão.
6. Os alunos tecerão comentários sobre as poesias e músicas lidas.

2º Momento: Ainda, na primeira semana, na aula de Língua Inglesa (2h/aulas).
1. Apresentação das músicas “Reach” de Gloria Stefan e sua versão em português “Eu vou seguir” composta por Marina Elali.
2. Audição das músicas e contextualização do período histórico da música original.
3. Discussão acerca das músicas. Levantar alguns questionamentos: Qual das duas músicas que eles mais gostaram? Será fácil fazer um trabalho de versão de uma música?

2ª Semana: (10h/aulas)
3º Momento: Na aula de Língua Inglesa (2 h/aulas)
1. Apresentação da música brasileira “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e sua versão “Girl from Ipanema” de Norman Gimbel e interpretada por vários artistas, entre eles Frank Sinatra.
2. Audição das músicas, contextualização da música no Brasil e falar de seus compositores.
3. Discussão acerca das músicas. A influência da música brasileira no cenário mundial. A repercussão desta música, uma das mais tocadas no mundo. Questionamentos: Qual das duas músicas eles mais gostaram? Será mais fácil fazer uma versão do português para o inglês?
4º Momento: Nas aulas de Língua Portuguesa (4h/aulas); Artes (2h/aulas) e Educação Física (2h/aulas).
1. Divisão dos grupos de alunos para que possam elaborar suas próprias músicas e poesias.
2. Escolha do tema de música ou poesia. O professor auxilia os grupos, fazendo esclarecimentos e dando sugestões.
4. Pesquisa na Internet ou em outras fontes sobre o tema escolhido.
3. Elaboração das músicas e poesias, inclusive na língua inglesa.
4. Criação de performances de danças, com o auxílio dos professores de Ed. Física e Artes.
5. Os grupos podem optar por produção de vídeo com performances de danças.

3ª Semana: (16h/aulas)
5º Momento: Nas aulas de Língua Portuguesa (4h/aulas); História (3h/aulas); Geografia (3h/aulas); Língua Inglesa (2 h/aulas); Artes (2h/aulas) e Educação Física (2h/aulas).
1. Durante essa semana, os alunos receberão suporte de todos os professores envolvidos no Projeto, na criação e melhoria das músicas e poesias, inclusive os professores de inglês que os ajudarão no treinamento da pronúncia do idioma.
2. Haverá a preparação dos alunos durante as aulas e também encontros extraclasses para os ensaios das músicas, poesias e das danças, além das produções dos vídeos.
3. Convidar pessoas da comunidade para participarem das apresentações, seja tocando um instrumento musical, seja participando da dança.
4. Recorrer às pessoas instruídas em TIC que possam auxiliá-los na edição dos vídeos.

4ª Semana: (4h/aulas)
Culminância do Projeto:
Durante um turno inteiro, matutino ou vespertino os alunos de todas as turmas serão convidados a se reunirem no auditório da Unidade de Ensino. Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, envolvidos no Projeto “MaP – Music and Poetry”, darão início às suas apresentações artísticas. Haverá o momento da declamação das poesias, seguido pelas apresentações musicais e logo após pela apresentação das danças. Os vídeos produzidos também serão exibidos nesse momento. Haverá um corpo de jurados, formado pelos professores que participam do projeto ou não, pela coordenação da escola e/ou pessoas da comunidade que atuam no campo da arte e cultura. Eles julgarão as três melhores apresentações nas categorias: poesia, música e dança. Os grupos vencedores garantem suas participações nos Projetos Estruturantes FACE e TAL que ocorrerá no mês de agosto.

Recursos Didáticos:
A presença das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas é cada vez mais frequente, principalmente a Internet, acessada através de computadores e de celulares.
Os alunos poderão fazer pesquisa e escolha das músicas e poesias utilizando os recursos tecnológicos que lhes convir, seja por meio de sites da internet, links, CDs, vídeos, livros, dicionários, tradutores, etc... com o auxílio dos professores envolvidos. 
Os alunos ainda poderão utilizar instrumentos musicais e também podem optar pela produção de vídeos, utilizando-se de programas como o Movie Maker.
Na culminância do projeto, os alunos farão as apresentações ao vivo ou exibirão os vídeos produzidos com o auxílio das TIC. 

Abrangência:
O miniprojeto interdisciplinar idealizado pelos professores de Inglês, contará com a relevante contribuição da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, representada pelas disciplinas Língua Portuguesa, Educação Física e Artes, além da própria Língua Inglesa; como também das disciplinas História e Geografia da área de Ciências Humanas. Todos os professores trabalharão em conjunto na proposta do projeto. Os professores de História e Geografia ajudarão a contextualizar as músicas e poesias, assim como seus respectivos autores.  Os professores de Artes e Educação Física auxiliarão nas performances de danças. Os professores de Português contribuirão na sugestão dos temas, na elaboração das músicas e dos versos, bem como na releitura e reescrita dos mesmos. Os professores de Inglês trabalharão músicas na língua alvo, bem como ajudarão os alunos no trabalho com a pronúncia. O técnico do laboratório de informática ajudará na edição dos vídeos. Pessoas da comunidade poderão participar tocando instrumentos, participando das coreografias.

Avaliação:
            A avaliação do projeto ocorrerá em todas as fases, desde o início com os contatos e sensibilização dos parceiros até a execução propriamente dita. Na fase de implantação será verificada a aceitação pelo público-alvo. Quanto às demais metas serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.
Os alunos serão observados durante todo o projeto. Assim a avaliação se pauta na freqüência, assiduidade, interesse e participação de cada aluno nas atividades orais, escritas e práticas propostas pelos professores: produção de textos poéticos, pesquisas, traduções, produção de canções, de vídeos entre outras.

Objetivos:
Objetivo Geral: Trabalhar a leitura, a oralidade e a escrita dos alunos, a partir de poesias e músicas da Língua Portuguesa e Inglesa para eles interpretarem, recitarem, cantarem e dançarem; para então produzirem composições próprias e em grupos, de músicas e poesias nos dois idiomas. O papel dos professores envolvidos é na mediação, informação, referência de escritores e compositores, além de fundamentar através de suas disciplinas as produções dos alunos.

Objetivos Específicos:
  • Compreender a estrutura e funcionamento da língua na construção escrita e oral;
  • Conhecer diversos tipos de músicas e poesia;
  • Apreciar a criação da poesia, da composição musical e dos ritmos.
  • Descobrir suas próprias habilidades artísticas.
  • Conhecer o uso da linguagem na composição de ideias, através do ritmo e rimas;
  • Propiciar o envolvimento conjunto e compartilhado da aprendizagem, por meio da troca de conhecimento.
  • Compreender a necessidade do uso da informação para a construção do saber fazer.
  • Enfatizar a necessidade do conhecimento como fundamentação da cultura que se vivencia.
  • Refletir sobre sua própria cultura e a cultura do outro e como elas se misturam.
  • Trabalhar as habilidades de leitura, escrita e oralidade em Português e Inglês;
  • Elaborar poesias e composições musicais na Língua Inglesa e Portuguesa.
  • Produzir vídeos com o auxílio das TIC;
  • Estimular a criatividade, a autoconfiança, a generosidade e a socialização.

Resultados Esperados:
Tendo em vista, o pouco contato dos alunos com a música de qualidade e o mundo poético em geral, é que se pretende como esse projeto aproximá-los da realidade artístico-cultural, numa perspectiva de transformá-los em agentes atuantes de forma criativa, descontraída e agradável.
A realização das atividades propostas pode estimular os alunos na apreciação da poesia e música como instrumento de cultura, por meio da leitura e pesquisa, não apenas como fonte de conhecimento, mas também como fonte de entretenimento.
As etapas preparadas servem como instrumentos pedagógicos para que os professores executores do projeto possam reunir-se para (re)ver sua prática, para que haja amplitude do conhecimento a ser adquirido, dentro do previsto nos objetivos gerais e específicos do projeto.
Finalmente o projeto tem duração determinada, período de uma unidade, mas permanecerá aberto a novas leituras e ao diálogo.

Considerações Finais:
O tema escolhido pelo grupo de professores, música, poesia e dança, implica na pesquisa, aquisição, produção e desenvolvimento de novos conhecimentos.
São inúmeras as possibilidades interdisciplinares, desde a compreensão da letra de uma canção ou de uma poesia, à apreciação musical até o contexto histórico da obra.
Nós, professores de Língua Inglesa, acreditamos que trabalhar de forma lúdica, propicia a criação e desenvolvimento do entusiasmo pela língua, por outras culturas e pelo próprio processo de aprendizagem.


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