Valentine's Day
Público Alvo: 9º ano / 8ª Série
Justificativa: O início do ano
letivo no Brasil coincide com a semana em que se comemora o Dia dos Namorados
em alguns países do hemisfério norte (14 de fevereiro). Sendo assim, escolheu-se a data Valentine’s Day para se fazer uma
dinâmica no primeiro dia de aula. Levando em consideração que é um assunto que
agrada a todos os jovens, pretende-se trabalhar o tema a partir de textos,
músicas e frases relacionadas.
Objetivo Geral: Conhecer a cultura de
outros países em que se comemora o Dia dos Namorados numa data diferente da nossa,
trabalhando o tema de maneira prazerosa por meio de texto informativo, citações
e música.
Competências e Habilidades:
- Ler e comentar o texto que traz como tema o
Valentine’s Day;
- Identificar a origem e o motivo da celebração;
- Comparar a cultura de países do hemisfério norte e a
do Brasil em relação ao dia dos namorados;
- Proporcionar a socialização da turma;
- Ler diferentes frases e citações sobre o amor e
relacioná-las às suas respectivas traduções;
- Ouvir músicas relacionadas ao tema, inclusive de
diferentes estilos, que cantam o amor em distintos pontos de vista;
Desenvolvimento:
- Escrever no quadro a expressão “Valentine’s Day” e
perguntar aos alunos se a conhecem e sabem o significado;
- Apresentar o texto e fazer uma leitura compartilhada
e comentada para conhecer a origem dessa data;
- Ainda a partir do texto, comparar as semelhanças e
diferenças entre as culturas desses países e a do Brasil relacionada ao
Dia dos Namorados;
- Distribuir para metade da turma cartões que contém
citações e frases em inglês sobre o amor, relacionamentos, casamento etc;
- Para a outra metade da turma entregar as traduções
das referidas frases e citações;
- Solicitar aos alunos que se levantem e procurem a
frase que corresponde a sua tradução e vice-versa;
- Depois de formadas as duplas, os alunos irão primeiramente
apresentar o colega aos demais e, em seguida, ambos vão ler a frase e a
tradução, comentá-la e dizer se concordam com ela ou não;
- Exibição de vídeo-clips e/ou audição de três músicas
com diferentes estilos e visões sobre o tema em questão;
- Comentar as músicas e propor uma enquete: Qual a
música que mais tocou seu coração?
Recursos Utilizados:
Quadro
branco; cópias de textos; cartões com citações, TV Pendrive; aparelho de som,
pendrive/CD;
Resultados esperados:
- Espera-se que o aluno conheça a data Valentine’s Day
a partir de culturas diferentes da nossa;
- Que os alunos possam se entreter a partir das
citações e músicas relacionadas ao assunto;
Avaliação:
Participação
dos alunos no comentário do texto, na socialização e leitura das citações assim
como na realização da enquete sobre as músicas apresentadas.
Referência:
Visitei
vários sites que tratavam do Valentine’s Day;
Construí
o texto Valentine’s Day a partir de informações de vários sites da Internet,
fazendo algumas adaptações;
Pesquisei
vários sites que traziam citações e frases sobre o amor da autoria de pessoas
famosas, celebridades, personalidades, figuras históricas;
Músicas e/ou Video-clips utilizados: Is this Love? (White Snake); Flying without wings (Westlife); Close to you (Cídia e Dan).
Adorei, vou usar, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir