terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dinâmica "Valentine's Day" para o primeiro dia de aula de inglês.

Valentine's Day
Público Alvo: 9º ano / 8ª Série

Justificativa: O início do ano letivo no Brasil coincide com a semana em que se comemora o Dia dos Namorados em alguns países do hemisfério norte (14 de fevereiro).  Sendo assim, escolheu-se a data Valentine’s Day para se fazer uma dinâmica no primeiro dia de aula. Levando em consideração que é um assunto que agrada a todos os jovens, pretende-se trabalhar o tema a partir de textos, músicas e frases relacionadas.

Objetivo Geral: Conhecer a cultura de outros países em que se comemora o Dia dos Namorados numa data diferente da nossa, trabalhando o tema de maneira prazerosa por meio de texto informativo, citações e música.

Competências e Habilidades:
  • Ler e comentar o texto que traz como tema o Valentine’s Day;
  • Identificar a origem e o motivo da celebração;
  • Comparar a cultura de países do hemisfério norte e a do Brasil em relação ao dia dos namorados;
  • Proporcionar a socialização da turma;
  • Ler diferentes frases e citações sobre o amor e relacioná-las às suas respectivas traduções;
  • Ouvir músicas relacionadas ao tema, inclusive de diferentes estilos, que cantam o amor em distintos pontos de vista;

Desenvolvimento:
  • Escrever no quadro a expressão “Valentine’s Day” e perguntar aos alunos se a conhecem e sabem o significado;
  • Apresentar o texto e fazer uma leitura compartilhada e comentada para conhecer a origem dessa data;
  • Ainda a partir do texto, comparar as semelhanças e diferenças entre as culturas desses países e a do Brasil relacionada ao Dia dos Namorados;
  • Distribuir para metade da turma cartões que contém citações e frases em inglês sobre o amor, relacionamentos, casamento etc;
  • Para a outra metade da turma entregar as traduções das referidas frases e citações;
  • Solicitar aos alunos que se levantem e procurem a frase que corresponde a sua tradução e vice-versa;
  • Depois de formadas as duplas, os alunos irão primeiramente apresentar o colega aos demais e, em seguida, ambos vão ler a frase e a tradução, comentá-la e dizer se concordam com ela ou não;
  • Exibição de vídeo-clips e/ou audição de três músicas com diferentes estilos e visões sobre o tema em questão;
  • Comentar as músicas e propor uma enquete: Qual a música que mais tocou seu coração?

Recursos Utilizados:
Quadro branco; cópias de textos; cartões com citações, TV Pendrive; aparelho de som, pendrive/CD;

Resultados esperados:
  • Espera-se que o aluno conheça a data Valentine’s Day a partir de culturas diferentes da nossa;
  • Que os alunos possam se entreter a partir das citações e músicas relacionadas ao assunto;

Avaliação:
Participação dos alunos no comentário do texto, na socialização e leitura das citações assim como na realização da enquete sobre as músicas apresentadas.

Referência:
Visitei vários sites que tratavam do Valentine’s Day;
Construí o texto Valentine’s Day a partir de informações de vários sites da Internet, fazendo algumas adaptações;
Pesquisei vários sites que traziam citações e frases sobre o amor da autoria de pessoas famosas, celebridades, personalidades, figuras históricas;
Músicas e/ou Video-clips utilizados: Is this Love? (White Snake); Flying without wings (Westlife); Close to you (Cídia e Dan).







Um comentário: